quarta-feira, 25 de julho de 2012

DURA PROVINCIA DE BABILÔNIA


“O rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro que tinha sessenta côvados de altura e seis de largura; levantou-a no campo de Dura, na província da Babilônia.” (Daniel 3:1)

O contexto no qual podemos inserir o capítulo 3 de Daniel é o período que vai entre 595 e 590 antes de Cristo. Em Jerusalém tínhamos como rei o terceiro filho de Josias, Zedequias, colocado no trono já por intermédio dos babilônios. O rei Zedequias foi muito criticado por Jeremias pela sua incapacidade de ser fiel a Deus.

O reino de Babilônia era dividido em províncias. Daniel foi nomeado governador sobre todas as províncias e permaneceu na capital do império. Atendendo a um pedido seu, o rei concordou que seus companheiros assumissem cargos políticos importantes no reino e, por isso, separaram-se: “E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de Babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na porta do rei” (Dn 2.49).

Nabucodonosor foi poderoso em Babilônia. Entre os seus feitos está a destruição de Jerusalém e a profanação da Casa de Deus, cujos utensílios sagrados foram saqueados e levados para templos pagãos.

Seu poder se avolumou de tal maneira que perdeu a noção de sua humanidade, fazendo-se deus e obrigando o povo a curvar-se diante da imagem que levantou. Quem não o fizesse seria lançado à morte na fornalha de fogo ardente...

A imagem do rei Nabucodonosor foi levantada no campo de Dura, distante cerca de dez quilômetros da Babilônia.

Mas, Nabucodonosor, sofria uma grande revolta provocada pelos súditos na própria terra. Esse pode ter sido o motivo que o inspirou a construir a grande estátua de ouro, na planície de Dura, representando o rei, a qual todos os súditos foram convocados para adorá-la. Sadraque, Mesaque e Abdenego eram pessoas da administração de Nabucodonosor, levadas para o exílio na primeira deportação de Jerusalém. Por não atenderem ao pedido do rei Nabucodonosor são condenados à fornalha. 


Porém eles, milagrosamente, ficam ilesos ao fogo e por fim o rei Nabucodonosor acaba bendizendo o Deus dos judeus e promulga um decreto: “Todo aquele que falar com irreverência contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abdenego, pertença ele a qualquer povo, nação ou língua, seja feito em pedaços e sua casa seja reduzida a escombros, pois não há outro deus que possa libertar dessa maneira”(Daniel 3,29).

Tudo indica que Daniel não estava presente ou foi dispensado de ter que demonstrar sua lealdade ao rei devido à sua elevada posição.

• Onde ficava Dura?
Creio que não podemos afirmar com certeza onde era o Campo de Dura. Obermeyer sugere que tal localidade fica perto de Nahr Dura, um pequeno afluente do Eufrates, a uns 10 quilômetros no sul de Babilônia. Contudo a sua tese não é provada. A literatura rabínica (Tamude de Babilônia, Folio 92a) diz que a planície de Dura vai do rio Eshel até Rabbath. É interessante notar que a mesma fonte diz que foi neste lugar que Ezequiel profetizou aos “ossos secos” (Ezequiel 37)


22 comentários:

  1. Acredito que Daniel estava presente, mas como outros governantes, permaneceu em pé. Conforme Dn 3.3

    ResponderExcluir
  2. Acredito que Daniel estava presente, mas como outros governantes, permaneceu em pé. Conforme Dn 3.3

    ResponderExcluir
  3. O fato de Daniel está presente ou não, não é relevante, sim a forma em que os caldeus acusam a Sadraque, Mesaque e Abednego, determinados em percegui-los. Não acusaram Daniel porque ele era homem de confiança do rei Nabucodonosor, a quem o próprio já havia testemunhado o poder de Deus.

    ResponderExcluir
  4. O fato de Daniel está presente ou não, não é relevante, sim a forma em que os caldeus acusam a Sadraque, Mesaque e Abednego, determinados em percegui-los. Não acusaram Daniel porque ele era homem de confiança do rei Nabucodonosor, a quem o próprio já havia testemunhado o poder de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Creio também que Daniel não se prostrou pois já havia provado sua lealdade ao rei Nabucodonozor ,pois já havia até se tornado governador da babilônia

    ResponderExcluir
  6. logo em seguida mesmo no imperio daniel e lançado na cova de leoes, tiram a possibilidade de que pelo poder consedido a ele pelo rei, nao permetia ele ser lançado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando Daniel foi lançado na cova dos leões, já eram os medos-Persa o império

      Excluir
  7. esqueçam os erros de escrita kkkkk

    Prefiro o argumento de que Daniel esta-va na Capital.

    ResponderExcluir
  8. Vejo no livro inteiro de Daniel a permissão de de Deus com estratégias muito bem elaboradas, na finalidade de mostrar a toda Babilônia que só há um Deus que é merecedor de toda honra e glórias.

    ResponderExcluir
  9. Creio eu, que Daniel não estava presente; porque caso o tivesse presente iria interceder para que o Rei Nabucodonossor não jogasse os seus 3 amigos na fornalha.
    A Bíblia só dá uma dica: Fala-se que ele ficou à porta, no palácio do Rei, cuidando dos Afazeres e Administrando, próximo ao Rei Nabuco.
    Ele Daniel,era o braço direito, homem de confiança do rei e seus 3 amigos: Sadraque, Mesaque e Abedenegro, estavam trabalhando em outras províncias; longe do palácio, longe de Daniel, Longe da Babilônia.
    Amém.

    ResponderExcluir
  10. Na minha interpretação foi construida para mostrar domínio,poder e para designar autoridade e domínio mesmo distante,aqueles q não aceitava as decisões do seu rei

    ResponderExcluir
  11. Curiosamente Daniel também não se faz presente na festa de Baltsazar, acho que ele era mesmo dispensado dessas formalidades.

    ResponderExcluir
  12. Daniel não estava lá, porque não estava lá!!!
    Se fosse pra ele está lá, lá ele estaria.

    ResponderExcluir
  13. Eu acredito sim que Daniel nao estava la, pois ali tinha que ser manifestado a vontade de Deus, se Daniel estivesse la e intercedesse por seus amigos, nao se manifestaria a glória de Deus em livra-los da fornalia, e sim a autoridade de Daniel como governador e homem de confiança do rei.

    ResponderExcluir
  14. Acredito eu que Daniel permanece no Palácio, pois ele era o homem de confiança do rei, e o rei não estaria no palácio alguém tinha que ficar e Daniel permanece ali como diz o verso 49 do capítulo 2 de Daniel.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo seu estudo bíblico sobre o rei Nabucodonosor, da Babilônia.
    Daniel não estava diante da estátua porque tinha assumido um alto cargo no Reino da Babilônia.

    ResponderExcluir
  16. Pouca coisa na internet é escrita de forma clara e objetiva. Parabéns por ser resumido.

    ResponderExcluir