segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Erros mais comuns dos baixistas iniciantes

Os Erros Mais Comuns dos Baixistas IniciantesI 

Adaptado do Portal Música por Livieira
Olá, neste artigo eu gostaria de dar alguns conselhos, e também apontar alguns dos erros mais comuns dos baixistas iniciantes, aqueles erros mais graves de quem está começando a aprender a tocar baixo. Muitas vezes eu me sinto mal (e às vezes francamente irritado) quando vejo alguém que realmente quer aprender, mas eles estão equivocados em sua abordagem de aprendizagem. Na maioria das vezes não é nem culpa deles. Um aluno pode pegar um livro errado na hora errada ou um aluno pode ter aulas com um professor ruim.

Encontre um bom professor de baixo

Às vezes até mesmo uma lição com um bom professor baixista pode colocá-lo no caminho certo. Tire um tempo para dar uma olhada e ver que tipo de professor que mais te agrade. Não escolha um professor só porque ele mora 3 casas depois da sua. Se você tiver que dirigir 90 minutos para ter aulas com um bom professor, que seja assim.  Também não tenha medo de experimentar várias aulas experimentais com vários professores diferentes até encontrar um ideal.
Escolha um professor que toque baixo com paixão, e certifique-se de que ele já toca baixo há muito tempo. Tem muitos professores de outras categorias de instrumento que também irão te ensinar com prazer a tocar baixo, mas ele não é um baixista de coração. Mesmo que compartilhem algumas semelhanças,  não é o ideal por não ser  o mesmo instrumento. O papel e a abordagem de ambos será muito diferente.
Aprender partiuras e músicas
Aprender a melodia , a linha do baixo e os solos são elementos importantes para o desenvolvimento de um baixista.
Um aspecto ruim que pode acontecer enquanto você aprende a tocar as músicas é que pode não ter nenhuma diversão conforme estuda. De fato há momentos chatos e tediosos na hora de aprender a tocar baixo. Mas, você deve sempre estar trabalhando em algo que seja prazeroso e gratificante. Acima de tudo, encontrar o equilíbrio certo das coisas tediosas e as coisas que te dê motivação para praticar. Só não faça apenas um ou o outro.
Ficar preso em um estilo
Quem aprecia uma  maior variedade sonora aprecia mais a música em si. Se você quiser ser um músico, realmente deverá estudar bem a música. Eu recomendo que você não se defina por apenas um estilo musical. Você pode ter as suas preferências musicais, mas saiba que você pode aplicar outros elementos musicais de outros estilos dentro daquilo que você irá tocar. É claro que alguns estilos apresentam conceitos mais complexos do que outros, e é isso que torna a coisa interessante na hora de explorar a música.    Impaciência                                                                                                       Um dos erros mais comuns dos baixistas iniciantes é ter uma grande impaciência. Há muito que aprender e isso pode não acontecer rapidamente. Pessoas que realmente amam aquilo que fazem vão descobrir que aprender é algo que nunca tem um fim. Cada um tem o seu tempo de aprendizagem, não há um calendário. Você não tem que cumprir determinadas metas por um certo tempo. Basta mantê-las e elas virão.
Algo que eu sinto que seja importante é que você precisa aprender a aproveitar cada momento de seu desenvolvimento musical. Sempre vai ficar aquela sensação de que você pode melhorar e o quanto ainda tem a aprender.
Tocar muito e bem depressa
Muitos músicos iniciantes tem em mente que uma prova de que alguém domina seu instrumento é porque ele consegue tocar várias notas ao mesmo tempo num curto espaço de tempo. Afinal, todos aqueles músicos magistrais faziam isso! Então é normal os iniciantes se inspirarem dessa forma.
Para os músicos iniciantes, a velocidade e a quantidade de notas é apenas a parte mais fácil de se perceber. No entando, há muitas coisas que não podem se passar por despercebidas.
No começo é importante ter o cuidado para não desenvolver maus hábitos, e a pressa excessiva pode colaborar com isso. Treine com um metrônomo e foque na lentidão e precisão, e preste atenção nos detalhes sonoros.
Não ouvir o que está tocando
Um erro muito comum para os iniciantes é não ter a sua percepção musical daquilo que está tocando. Muitas vezes acham que estão tocando a música perfeitamente. Com certeza eles colocam seus dedos em todas nas chaves de forma correta e tocam no ritmo certo, mas o baixo está desafinado! Essas coisas fazem a diferença, pense com o seu ouvido, e não com os dedos. Afine seu instrumento, por favor!
Não tocar o suficientemente com outras pessoas
Os estudantes que eu vejo aprenderem mais rapidamente são aqueles que eu vejo tocarem com outras pessoas. Tocar com os outros expõe melhor os seus erros mesmo que bobos, e isso te obriga corrigir. Fora que tocar com os outros vai te ajudar a melhor priorizar o seu aprendizado. Você vai perceber coisas como: Agora não vale a pena eu trabalhar a minha tocabilidade em cima de velocidade, primeiro vou priorizar as minhas semínimas de forma consistente, e minha embocadura para produzir um som agradável, e  coisas do tipo...
Subestimando e superestimando habilidades
Eu observei dois tipos de personalidades predominantes entre os alunos de baixo. Alguns estudantes que estão sempre insatisfeitos – sindrome do “Isto não é bom o suficiente”. E outros que pensam que a sua tocabilidade é ótima – sendo que não é! Sindrome do “Eu sou demais”. Nenhum destes é bom para você.
Aqueles que acham que nunca é o bom suficiente estão sempre a procura de perfeição. A verdade é que, não espere pela perfeição absuluta. Ela nunca virá. Então não deixe de tocar com as outras pessoas ou deixe de se alegrar em nome dessa perfeição.
E aqueles que se acham incríveis nunca percebem as próprias falhas. Você não pode consertar o que você não reconhece. Não deixe seu ego entrar em campo e ouça a opinião de músicos mais experientes ou do seu professor.
Resumindo
Espero que este artigo sobre Os Erros Mais Comuns dos Baixistas aponte alguns bons caminhos para você e melhore a sua abordagem na sua aprendizagem. É triste ver músicos  frustados  porque não tiveram um bom começo, uma boa aprendizagem. Tente variar a sua maneira de aprender, tenha uma mente aberta, ouça, seja paciente, não julge a sua tocabilidade fraca demais ou excelente demais, pratique e tente se divertir acima de tudo! Tocai bem e com júbilo. Deus habita entre os louvores de seu povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário