REGENDO UM COMPOSTO
Existe uma pequena mas real dificuldade entre os
aprendizes de música na execução do compasso composto; essa dificuldade está
enraizada no aprendizado, nos primeiros contatos com as notas musicais. Muitos professores
fazem parecer que cada tempo dos compassos compostos é um ternário simples, isso
apenas por uma questão de didática, para facilitar a assimilação do aluno na
divisão e no solfejo das notas. Na
prática isso faz com que o músico, ou o ouvinte, não consiga discernir em qual
o compasso está sendo executada a peça, pois um 6/8 fica parecendo dois compassos
¾ e o 9/4 soa como 3 compassos 3/2, falta
uma desvinculação dessa idéia para que o aluno não fique preso para sempre no “mundo
da valsa.”
Vejamos
como é fácil: O que caracteriza os compassos simples é que cada
unidade de tempo é subdividida em duas metades (por exemplo, uma semínima é
dividida em duas colcheias). Porém, nos Compassos Compostos, a unidade de tempo é dividida em
três partes.(estamos falando da unidade de tempo e não do compasso inteiro)
• Reconhecemos os compassos compostos pela
fórmula de compasso onde o numerador é 6, 9 ou
12. Alguns
equivocadamente reconhecem o compasso pela maneira de reger do maestro; se ele rege
liso entendem como simples, se ele rege subdividindo entendem como como
composto. Estamos ainda longe de um consenso pois muitos encarregados de
música, por falta de conhecimento ou por não querer se complicar nem toca no
assunto e continuam regendo a valsa.
Compare:
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