quinta-feira, 3 de novembro de 2011


REGENDO UM COMPOSTO

Existe uma pequena mas real dificuldade entre os aprendizes de música na execução do compasso composto; essa dificuldade está enraizada no aprendizado, nos primeiros contatos com as notas musicais. Muitos professores fazem parecer que cada tempo dos compassos compostos é um ternário simples, isso apenas por uma questão de didática, para facilitar a assimilação do aluno na divisão e no solfejo das notas.                                                                               Na prática isso faz com que o músico, ou o ouvinte, não consiga discernir em qual o compasso está sendo executada a peça, pois um 6/8 fica parecendo dois compassos ¾ e o 9/4 soa como 3 compassos 3/2,  falta uma desvinculação dessa idéia para que o aluno não fique preso para sempre no “mundo da valsa.”                                                                                                                   Vejamos como é fácil:                                                                                                 O que caracteriza os compassos simples é que cada unidade de tempo é subdividida em duas metades (por exemplo, uma semínima é dividida em duas colcheias).                                                                                                          Porém, nos Compassos Compostos, a unidade de tempo é dividida em três partes.(estamos falando da unidade de tempo e não do compasso inteiro)
• Reconhecemos os compassos compostos pela fórmula de compasso onde o numerador é 6, 9 ou 12.                                                                                                                                 Alguns equivocadamente reconhecem o compasso  pela maneira de reger do maestro; se ele rege liso entendem como simples, se ele rege subdividindo entendem como como composto. Estamos ainda longe de um consenso pois muitos encarregados de música, por falta de conhecimento ou por não querer se complicar nem toca no assunto e continuam regendo a valsa.
 Compare:

Nenhum comentário:

Postar um comentário