quarta-feira, 15 de agosto de 2012

IMITADORES

"Se aqui nós imitarmos o modelo que é Jesus, Deus por nós tem grande amor"

É maravilhoso o fato de Deus ter nos feito únicos. Ninguém é igual a ninguém. Cada um tem o seu jeito, modo e modelo de agir. Peculiaridades e personalidade; mas Deus colocou em nós uma outra qualidade, a de imitadores: A palavra imitador é derivada de imitação significando, segundo o dicionário Aurélio "representação ou reprodução de uma coisa, fazendo-a semelhante a outra." Imitar é "fazer ou tentar fazer exatamente o que faz uma pessoa; tomar como modelo; reproduzir; repetir."
Creio que Deus nos deu esse dom para podermos escolher como queremos ser e melhorar nossos modos, acrescentar algo, progredir como pessoa. Todos os dias nos deparamos pelas ruas com pessoas imitando ou querendo imitar outras, famosas ou importantes, e vemos de Neymar a Lady Gaga circulando por aí. Essas pessoas estão usando, de forma errada, a qualidade que Deus lhe deu; pois não lhes acrescenta nada de bom, e sim de ruim pois desvalorizam o caráter e se tornam alvos de zombaria.
O autêntico discípulo de Jesus Cristo, se caracteriza pelo crescimento em piedade. Esta piedade é ensinada na Bíblia em seu aspecto geral, mas também é adquirida através da imitação da vida vivida por Jesus Cristo descrita nos Evangelhos.
Assim o apóstolo Paulo, grande servo de Deus, recomenda-nos em Ef 5.1,2
“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave”
Mas igualmente, ele recomenda a imitação de sua vida porque ele imitava a Cristo: "Sede meus imitadores, como também eu de Cristo" (1Co 11.1 e também 1Co 4.16; Fp 3.17; 4.9; 1Ts 1.6). Não creio que Paulo estivesse querendo ser imitado literalmente, e sim que ele quis dizer: façam como eu, eu estou imitando Jesus Cristo, imitem Cristo vocês também. Notemos a estatura espiritual deste homem de Deus, sendo Paulo quem era, reconhecido em sua vida de piedade, de devoção ao Senhor, de andar com Deus, até pelos principados e potestades da maldade, resultado de querer ser como Cristo.
Não é errado imitar aqueles que são perfeitos, temos até ensinamento bíblico da parte do escritor aos Hebreus, uma exortação para que seus leitores imitassem seus líderes: "Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver" (Hb 13.7). Em todos estes exemplos, o que devemos destacar é que temos que ter um modelo de piedade, um modelo de vida, um modelo de amor vivido na prática com o intuito de neste modelo nos espelharmos.
Este modelo está unicamente na Pessoa de Cristo. Na sua última noite com os discípulos antes de ser preso, Jesus lavou-lhes os pés, numa grandiosa lição de humildade. Depois disse: "Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também" (Jo 13.14, 15).
Por isso a Bíblia diz que Ele é o primeiro (o primogênito) de muitos filhos.
“Pois aqueles que de antemão conheceu também os predestinou para serem conforme à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. Rm 8:29

Nenhum comentário:

Postar um comentário