quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Montes de Jerusalém

Entre Jerusalém e o Monte das Oliveiras está o Vale do Cedron e, logo na subida do monte fica o Jardim Getsemani . A distancia entre Jerusalém e o Monte das Oliveiras, conforme está na bíblia é proporcional ao caminho de um sábado (cerca de 1.080 metros). Quando estive aqui olhando do alto do monte, muitas cenas passaram pela minha cabeça: Abraão passando por aqui, vindo do sul lá de Berseba para sacrificar seu único filho Izaque logo ali no Monte onde está o Templo da Cúpula Dourada (antigamente esta região montanhosa se chamava Moriá).
Por aqui também passou Josué e Calebe sondando a terra e depois conquistando com seu exército. Também Davi fez guerra contra os Jebuseus neste Vale do Cedron quando tomou a cidade deles, que se chamava Jebus, no Monte Sião e mudou seu nome para Jerusalém. Posteriormente esteve aqui no Monte das Oliveiras fugindo, com uns poucos soldados, de seu filho Absalão que queria lhe tomar o reino; foi neste local o seu encontro com Husai, o arquita, homem enviado por Deus para lhe salvar a vida, se fazendo conselheiro de Absaão para transtornar o conselho de Aquitófel, inimigo de Davi. Neste monte Jesus Cristo chorou olhando para Jerusalém lamentando por seu povo que não conheceram o tempo da sua visitação.
No Getsemani Jesus orou ao Pai para que aquele cálice fosse passado, porque temia morrer naquele lugar devido ao mal estar físico que se encontrava por ter tomado sobre si todas as nossas enfermidades, e foi ouvido , e foi consolado por um anjo, naquilo que temia; e pode, pelo gôzo que lhe estava proposto, cumprir sua missão, no dia seguinte, numa cruz, no alto de um tosco monte chamado Golgota. Esli29112012

Nenhum comentário:

Postar um comentário